Falar o que está errado é fácil, difícil mesmo é saber a forma certa e como obter bons resultados. É por isso convidamos você para refletir conosco a melhor forma de ….
… atender bem o cliente!
Para que isso se torne efetivo temos que levar em consideração alguns requisitos, informaçõese posturas muito importantes. Primeiramente:
- RESPEITO HUMANO -> é importante termos sempre em mente que o outro, exatamente comonós, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um de nós possui sentimentos e que nosguiamos por escala de valores diferentes. Por isso: “Trate o outro como ele gostaria de sertratado!”
- INTERESSE-SE PELAS PESSOAS -> por mais diferentes que possam ser, todos queremos quese interessem por nós, e por nossos problemas. “Para os outro a nossa vida pode parecer uma comédia, mas para nós que a sentimos, é uma tragédia.”
- OUÇA COM ATENÇÃO E INTERESSE -> as pessoas precisam de tempo para falar sobre simesmas, seus interesses e problemas. Portanto precisamos ouvir com atenção, interesse e respeito.
- NUNCA QUEIRA SER O DONO DA VERDADE -> por mais que possamos conhecer sobre um assunto, mesmo que vivamos 1000 anos, ainda assim haverá muitos aspectos com relação a ele que desconhecemos, sempre haverá algo mais a aprender, uma maneira diferente de ver, portanto nunca se considere o único capaz, ou correto.
- A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE CONTA -> portanto não seja agressivo, ofensivo, descortês, lembre-se: “O cliente satisfeito sempre volta”. Se o primeiro contato for alegre, cordial, cortês, esta será a impressão que deixaremos para o outro. Porém se num outro contato formos grosseiros, mal-educados, sem dúvida toda aquela primeira impressão será apagada e substituída por essa nova.
Ainda tem mais. Ao receber o cliente:
- FAÇA PERGUNTAS … para descobrir problemas, desejos e necessidades do cliente. Mas faça perguntas abertas e não perguntas que levem a um “sim” ou “não”.
- OUÇA … com atenção para identificar oportunidades de servir o cliente. Temos que dar tempo às pessoas para que elas possam nos informar sobre elas mesmas, seus interesses e problemas. Portanto, devemos saber ouvir com atenção e interesse.
Para que seu atendimento se destaque dos demais FAÇA ALGO EXTRA e preocupe-se com o problema e se interesse em ajudar as pessoas! FAÇA SEMPRE TUDO O QUE PUDER!
Ao atender o cliente pessoalmente, é de suma importância:
- Organizar sua área de trabalho: papéis e objetos espalhados não são sinais de trabalho, mais sim de desorganização.
- Mantenha uma boa aparência: roupa limpa, cabelos arrumados, perfume discreto, …
- Reconheça o Cliente imediatamente: atenda-o no instante em que chegar, não disfarce e nem faça que não viu a pessoa.
- Sorria: seja sinceramente gentil. Não é fácil falar com alguém que está de mal humor, que parece que vai morder!
- Dê ao Cliente Total Atenção: pare o que está fazendo e preste atenção ao cliente. Não é ruim falar com alguém que fala no telefone e com você, ou continua fazendo algo sem parar e prestar atenção no que você está falando?
- Diga ao Cliente o que pode fazer: Não crie empecilhos no atendimento. Em vez de dizer o quenão pode fazer … quando falamos “NÃO” colocamos entre nós e o cliente uma parede de concreto, por isso, se você não puder fazer o que o cliente lhe pede, explique porque você nãopode atendê-lo.
- Se não puder fazer mais nada: há alguma outra pessoa que possa? Compartilhe com o clientetodas as informações de que dispõe. Assim, o cliente sentirá que ganhou.
O profissional que praticar estas “regrinhas” básicas poderá ser considerado alguém que possui Qualidade no Atendimento, aquele que não exerce-las terá que começar imediatamente, pois o mercado é exigente e seleciona rapidamente o melhor.
SUCESSO PARA TODOS!!!