Cooperação nas organizações

*Por Djalma Moraes. Todos nós sabemos que o homem é um ser gregário, mas e daí? O que significa isso?

Simplesmente, o homem depende do seu grupo para realmente existir. Embora tenha a competição como uma das formas de coexistir em sociedade, não é somente a ela que recorre quando quer alcançar seus objetivos.

Há mais de vinte anos atrás, pesquisadores como Terry Orlick, mergulharam fundo nas relações do homem em sociedade, pesquisaram tribos primitivas para tentar encontrar  a razão de sua sobrevivência em ambientes hostis, como por exemplo, desertos, savanas, montanhas geladas, locais inóspitos. A conclusão que chegaram é que algo mais os mantinha unidos, alguma coisa possuía um valor maior do que a própria subsistência.

O que acabaram de descobrir é que através da cooperação é possível somar talentos, reduzir o stress, aumentar a probabilidade de soluções dos problemas, e além de tudo, tornar a vida mais saudável. Lembrando que cooperar não é negar-se, mais sim, contribuir para o desenvolvimento do processo, ouvindo e manifestando-se, abrindo espaço a novas idéias.

Cooperar não é fácil, pois em nossa cultura ainda não assimilamos bem o termo, ainda há os que acham que o importante é levar vantagem em tudo (Lei de Gérson), que por sinal nem foi criada por ele. Outros acham que nada vai mudar, que sempre haverá alguém mais esperto, que é melhor se omitir, estes não sabem que ninguém é mais inteligente do que todos nós juntos.

Aos que cooperam resta ainda arcar com fardo da incompreensão, mas também a recompensa de ter ajudado a atingir objetivos, a sensação de dever cumprido, a leveza de espírito por ter contribuído.

Nas organizações não é diferente, onde há pessoas, há conflito, onde há conflito falta cooperação. Onde há favorecimento, omissão de informações, subterfúgios, rasteiras, engodos, ninguém é feliz.

A diferença está na atitude, a cooperação exige transparência,o que nem sempre existe na competição. A cooperação permite o crescimento mútuo, a compreensão dos próprios erros. Na competição, muitos tem que perder para que um ganhe, e quem perde nunca fica satisfeito.

Portanto, vamos pensar melhor, para o bem de nossa saúde, que tal cooperarmos mais???

Djalma Moraes é Sócio Consultor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial, Diretor da ABRH-SP Regional Baixada Santista, Psicólogo, coach, instrutor e consultor em RH e Empreendedorismo.

Deixe um comentário