Contra o mal humor, use o bom humor!

O dia começou bem, você está feliz e com toda a disposição para trabalhar e fazer ótimas vendas. De repente entra “aquele” cliente mal humorado, com a cara fechada, que já chega irritado. Pronto, acabou seu dia, certo?

Não se você for um bom vendedor, com um certo jogo de cintura. É uma situação delicada, mas é preciso agir com naturalidade e segurança.

Pode ser que ele já chegue alterado sem um motivo aparente. Nesse caso, não retruque e nem fique na defensiva. O importante é que você perceba que o problema dele nada tem a ver com você. Por isso mantenha a calma, seja cortês e não leve para o lado pessoal.

É bem provável que ele chegue irritado mas depois saia da loja risonho e contente, pois você fez a diferença e mudou o seu estado de espírito. Se isso não ocorrer, não desanime. Você fez a sua parte e deve encarar isso como um aprendizado, pois muitos outros clientes virão…

Existe também aquela pessoa que fica mal humorada por causa de uma insatisfação em relação a um produto ou até mesmo com a loja que você trabalha. Nessa situação, o melhor a fazer é ser solidário e ouvir suas preocupações e frustrações. Tente se colocar no lugar do cliente e mostre que está entendendo o que ele está passando.

Se possível, ajude-o ou o encaminhe para a pessoa responsável, explicando o que aconteceu. Evite que ele repita a mesma história várias vezes (assim será mais difícil ele se acalmar). Se você ouvir pacientemente ou tentar ajudar o cliente, isso poderá deixá-lo mais aberto para uma conversa ou solução amigável.

O segredo do sucesso de um vendedor está na forma como ele se relaciona com os seus clientes, tendo sempre em mente que a venda é o objetivo final. Para que esse contato dê certo e seja agradável, selecionamos mais algumas dicas importantes que podem evitar reações negativas.

Atenda o comprador assim que ele chegar na loja. Caso você esteja ocupado, deixe que outra pessoa o atenda ou gentilmente peça para que ele aguarde.

Procure dar total atenção ao cliente, sempre sorrindo e sendo gentil, oferecendo soluções ou indicando quem possa ajudá-lo.

Nunca se esqueça: quando um novo cliente entra na loja, começa uma nova fase. Se o atendimento anterior foi difícil, respire fundo e renove as energias, mesmo que para isso você tenha que ir a um lugar reservado.

Mas é bom lembrar que, para atender bem, é preciso que você esteja se sentindo bem com você mesmo, tranqüilo e seguro. Para isso, prepare-se antes de começar a trabalhar e imagine situações e pessoas agradáveis. Isso servirá como um estímulo para passar um bom dia. Nas horas livres, procure conversar com seus colegas e amigos sobre assuntos alegres, que levantem o astral de todos.

Seja uma referência positiva para o cliente. Dessa forma, você será lembrado como um profissional exemplar.

Seja feliz e SUCESSO!

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